Nossa trajetória teve início em uma pequena vila em Bangladesh, onde, em 1976, o professor Muhammad Yunus fez o primeiro experimento de microcrédito, no qual emprestou 27 dólares para 42 mulheres em situação de pobreza que não tinham acesso ao sistema financeiro tradicional, e estavam presas à agiotas locais. Essa pequena semente deu origem ao Grameen Bank, fundado em 1983. Com essa iniciativa, ele transformou vidas e inaugurou uma nova forma de pensar a economia. Atualmente o banco conta com mais de 12 milhões de clientes, sendo 97% mulheres, e uma inadimplência menor do que 2%.
Em 2006, Muhammad Yunus foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição para um mundo mais justo.
O conceito de negócio social ganhou amplitude. Empresas passaram a ser criadas com o compromisso de oferecer soluções reais para desafios sociais, por meio de produtos, serviços e modelos que colocam o ser humano no centro. Hoje, existem mais de 30 negócios sociais criados pela organização Grameen em Bangadesh.
Yunus no Brasil: uma trajetória empreendedora
A Yunus Negócios Sociais foi fundada em 2011 com o propósito de ampliar o impacto iniciado em Bangladesh. No Brasil, teve início de uma forma empreendedora pelo nosso cofundador Rogério Oliveira, e posteriormente se conectou com a estrutura global, hoje presente em diversos países – conectando organizações, empreendedores e investidores a soluções comprometidas com o impacto social e ambiental positivo.
Ao longo dessa trajetória, estabelecemos pontes entre diferentes setores: grandes empresas e negócios sociais, recursos financeiros e transformação coletiva. Essa capacidade de articulação nos levou a ampliar nosso papel, assumindo uma posição estratégica que vai além da aceleração, criação de negócios sociais e investimentos. Saiba mais na seção de Produtos e Serviços.
Yunus Negócios Sociais no Brasil. Conectamos pessoas, ideias e recursos para transformar realidades com impacto positivo.
© 2025 Yunus Social Business.